Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Entrevista feita com os coordenadores da banda Sinfônica da Escola Lauro Sodré


Senhorita Matos - Quais são as principais dificuldades para levar a diante o projeto "Educando através da Música" em diante?
  Coordenação: A falta de apoio da Seduc na compra do Material de Consumo, e na manutenção do prédio, além do recurso financeiro.
 
Senhorita Matos - E as dificuldades para realizar as ações da banda da escola Lauro Sodré?
     Coordenação: São muitas, principalmente pela falta de comunicação com a Seduc, pois não temos acesso ao secretário de educação e nem ao secretário adjunto. E não tem ninguém que venha acompanhar de perto nosso trabalho e ver como é desenvolvido e quais os benefícios que ele traz a comunidade.
 
 
Senhorita Matos - Quantos sub-projetos vocês desenvolvem ao todo dentro do prédio anexo da Escola Lauro Sodré?
    Coordenação:  Bem, anexo as atividades da Banda Sinfônica, temos o Projeto Educando através da Música, onde foi formados por alunos e professores a Banda de Percussão Lauro Sodré que existe a 3 anos e já é tricampeã nacional; o coral Lauro Sodré e o Grupo de Flauta Doce do Projeto e também as atividades do Corpo coreográfico ou Color Guard Lauro Sodré, formados por bailarinos que acompanham as atividades da Banda em concursos nacionais, concertos e desfile.
 
Senhorita Matos - Quanto é o gasto anual só com a banda e para a manutenção do prédio?
       Coordenação:  O valor mais o menos estimado é de R$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil) para pagamento de monitores.
 
Senhorita Matos - Quantas personalidades (políticos, artistas, enfim) vocês já formaram ou já passaram pela banda do Colégio Lauro Sodré?
Coordenação: Bem, foram muitos, vai ser difícil lembrar todos, temos o maestro Pinheiro (pesquisador), Zeno Veloso (jurista), pai do maestro Wilson Fonseca, pai do atual secretário da Fundação Tancredo Neves Nilson Chaves, entre outros.
 
Senhorita Matos - Quantos prêmios vocês já receberam ao longo desses anos?
Coordenação: Difícil, citar todos mais o mais recentes é o título de pentacampeã no Concurso Nacional de Campo Grande – MS, e o título de tricampeã na V Copa Enviro Chamier da cidade de Santa Fé – PR.
                         
 
Senhorita Matos - Quem são (ou quem é o integrante mais novo da banda? E o mais velho?
 Coordenação: O mais novo é Gustavo José Miranda Ferreira (clarinetista), com 13 anos. O mais velho em idade é o Marcos Antônio dos S. Tavares (tubista,) com 39 anos. Já em mais tempo na Banda é o saxofonista (e também arquivista) Elcio Heder de Souza Costa, que é músico a 12 anos na Banda.
 
Senhorita Matos - O que vocês percebem nos alunos que participam do projeto?
Coordenação: Mais dedicação aos estudos, além de ser mais disciplinados.
 
Senhorita Matos - Quantos alunos vocês atendem atualmente?
Coordenação:  Atualmente são 876 alunos matriculados.
 
Senhorita Matos - Quais são os projetos para este ano?
   Coordenação: Além do Concerto de 140 anos. Ainda teremos no Projeto a V Manhã Cultural (atividade desenvolvida no encerramento do 1º Semestre) e o III Auto de Natal (atividade desenvolvida no encerramento do 2º Semestre), onde temos os recitais dos alunos do projeto.
 
Senhorita Matos - O que vocês mais precisam no momento para desenvolver as atividades?
    Coordenação: 
        Um prédio maior para atender a demanda de alunos de musicalização e prática de instrumentos, pois temos aula de Flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone e bombardino, tuba, bateria, percussão erudita, percussão popular, canto e dança.
 
Senhorita Matos - Por qual (ou quais motivos) não houve a festa de comemoração dos 140 anos da banda?
Coordenação: Por falta de apoio da Seduc, pois ela é nossa entidade mantedora, e é quem faz a colação do teatro entre outros.
 
Senhorita Matos - Qual é a contribuição da banda para as áreas social e cultural no Pará?
  Coordenação:  A ascensão dos alunos na área musical, pois vem na música uma oportunidade de emprego, além da oportunidade de interagir com as bandas de outros estados e aprenderem novas técnicas musicais. E ficarem livre da ociosidade.

Obs.: Esse canal é livre para que a Seduc possa se manifestar a respeito.

Att, Senhoritra Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...